3. PROJETO VÍDEO-REPORTAGEM
Este videoclip representa todos os conteúdos adquiridos ao longo dos três anos sobre jornalismo, realização e edição de vídeo e também demonstra todos os conhecimentos de filmagem e câmara adquiridos nas mesmas disciplinas.
O objetivo principal deste projecto é demonstrar o dia-a-dia de uma pessoa da minha família. O motivo principal da escolha deste familiar para ser a personagem principal deste projeto é o facto de este ter sido, ao longo de todo o meu percurso escolar, um apoio essencial e uma importante fonte de motivação.
3.1 PRE-PRODUÇÃO
Para a execução deste projecto foram precisos os seguintes materiais digitais:
- 2 Câmaras de Filmar Samsung ES25 .
- 1 Samsung Galaxy Gio.
- 1 Optimus San Francisco.
- 1 Compaq CQ60.
Fig. 14Samsung Galaxy Gio, Optimus San Francisco e Samsung ES25
Os locais de gravação de gravação das filmagens estavam pré-definidos num manuscrito (em anexo), onde se encontrava maior parte dos planos e cenas já definidos.
Os Locais de filmagem expandem-se desde o sítio onde personagem vive ( Pontinha) , até ao destino final ( Costa da Caparica).
Também foram utilizados animais , devidamente treinados e um veículo do tipo automóvel para a realização destas filmagens.
A Câmara numero 1. Foi utilizada apenas em planos fixos , dando assim hipótese e liberdade há câmara número 2 de fazer planos com movimento.
Os dois telefones com sistema android serviram para a captura secundaria de áudio e vídeo, bem como a captação de imagens, tendo assim mais oportunidades e variedade de “material bruto”.
Por fim e para concluir o computador Compaq CQ60 serviu para edição e leitura e visualização dos ficheiros em tempo real, bem como a edição do mesmo que vai ser demonstrada mais abaixo.
Para além de servir para suporte multimédia, o computador, serviu também para o planeamento deste trabalho através da criação de um storyboard e um guião.
3.2 LOCAL DE FILMAGEM
Este projeto foi realizado na cidade Pontinha, no concelho de Odivelas. A principal razão de este ter sido o local para as filmagens, foi a de que este local foi o sítio onde todos os meus familiares (incluindo o que participa no vídeo clip) nasceram e tiveram a sua infância, ao contrário de mim que sempre vivi na Amadora.
Fig. 15Plano Geral da Cidade da Pontinha |
Fig. 16Rua D. João II (Pontinha) |
3.3 GUIÃO E STORYBOARD
Para a execução deste trabalho foi criado um guião em que constava a descrição de todas cenas e o tipo de plano; em auxiliou foi criado um storyboard com fotografias de cenas que iriam eventualmente acontecer na filmagem.
GUIÃO
A criação de um guião é base essencial para realização do filme, aqui é feito o planeamento de todas as cenas , descrevendo o ato , o tipo de plano e o movimento da camara.
- Cena I: Grande plano e fixo, o ator levanta-se.
-Cena II: Muito Grande plano e fixo, o ator abre a porta do quarto.
-Cena III: Muito Grande plano e fixo, o ator saí do quarto e fecha a porta.
-Cena IV: Plano Americano invertido e fixo, o ator dirige-se há cozinha
-Cena V: Muito Grande plano e fixo, ator a tomar o pequeno-almoço
-Cena VI: Plano pormenor e fixo do pequeno-almoço.
-Cenas VI; VII; VII: Planos Pormenor e fixos, ator trata da sua higiene diária.
Cenas IX e X : Planos aproximados e fixos, ator a mudar de roupa.
Cenas XI-XV: Planos Fixos e Gerais, ator sai de casa para o trabalho.
Cenas XVI-IXX: Planos Fixos (Camara Afixada no carro) viagem de carro.
Cenas XX-XXV: Planos Gerais e fixos, o ator regressa e vai tratar do animal estimação.
Cenas XXVI – XXX: Regresso a Casa e o ator volta a cama.
STORYBOARD
A ideia da criação deu storyboard é simples, uma pequena seção de imagens (normalmente ate tiradas do cenário em que vai ser usada a gravação) que representam o que vai acontecer e que servem de auxílio para o realizador no ato da filmagem.
Fig. 17 O Ator Levanta-se |
Fig. 18 O Ator a tomar o pequeno-almoço |
Fig. 19 O Ator a tratar da higiene diária |
Fig. 20 O Ator a vestir-se |
Fig. 21 O Ator a sair de casa
Fig. 22 O Ator a passear o cão
Fig. 23 O Ator a terminar o seu dia
3.4 REALIZAÇÃO DO TRABALHO EM ADOBE PREMIÈRE.
Este trabalho foi realizado num sistema de edição de vídeo não-linear, mais conhecido como o Adobe Première, introduzido já há uns capítulos acima.
O estilo de edição utilizado neste vídeo assemelha-se ao corte, mas o projeto foi feito com base num elemento muito importante na edição de vídeo, mas que nem sempre tem o seu devido valor, o áudio.
O Áudio é algo que pode definir o caracter de um vídeo, pode criar um clip lento ou acelerado, algo que choque ou comova o público. Por norma o áudio esta sempre sincronizado com o filme ou neste caso o filme é criado a partir do áudio.
A musica utilizada neste trabalho é uma musica bastante conhecida – “Sail dos Awnloation”, a razão por qual esta musica foi eleita para projeto foi pela sua “batida” característica e também o facto de ser uma musica que tem tendência a ser irreverente, algo pretendido neste trabalho.
Para alem disso todo o vídeo encontra-se com vários efeitos, mas como destaque para um, o efeito de preto e branco, este efeito, juntamente com a musica dão um tom neutro ao vídeo criando assim um ambiente alternativo com o objetivo de ter maior atenção pela parte do publico.
Para além do corte, encontram-se bastantes fades ao longo do vídeo, o motivo na qual recorri a uso deste tipo de transição foi mais uma vez o áudio, a batida característica permite criar um suspense entre o público seguido de uma batida de elevado timbre que em conjunto com o fade surpreende o expectador.